Receita em destaque

Quibe vegetariano de berinjela ao forno

Quibe Vegetariano de Berinjela ao Forno Uma opção saborosa e saudável

Caldo de Mandioca Vegetariano

 

Caldo de mandioca vegetariano - receitasovolactovegetarianas.blogspot.com

Caldo de Mandioca Vegetariano

Caldo delicioso para aquecer as noites de inverno

Não vou dizer que essa receita é rápida porque depende muito da mandioca que tivermos a sorte de encontrar, mas que é fácil, isso é!

    O inverno está de volta... e eu também. Depois de anos deixando o meu blog às traças, finalmente resolvi voltar a abastecê-lo com as receitas que faço aqui em casa. Uma casa na qual, diga-se de passagem, eu sou o cozinheiro e entre seus três habitantes, o único vegetariano. 
    Mas agora acho que consegui reorganizar um pouco meu tempo e conseguirei postar com certa frequência. Claro que não garanto nada, mas vou tentar. Aos poucos também vou reformulando as postagens antigas, que estão muito feinhas.
    Agora vamos ao que interessa.

    Aqui em casa, conforme os dias frios vão surgindo, os caldos começam a aparecer e são frequentes, coisa assim de umas três vezes na semana. E o caldo de mandioca está entre os preferidos de todos. O bom é que não preciso me preocupar em fazer uma versão vegetariana e outra carnívora porque, modéstia à parte, meus caldos ficam muito bons. Claro que, às vezes preciso dar um toque de carne ou de alguma linguiça no caldo, daí simplesmente transfiro um pouquinho do caldo para uma panela e coloco os ingredientes de carne para ferverem juntos por um tempo e pronto! Aí é só as não vegetarianas pegarem as carnes separadas. Sem brigas! Sem conflitos!

    Mas vamos à receita de caldo de mandioca vegetariano, agora sim, pra valer...

Ingredientes

  • 500 gr de mandioca
    • particularmente, eu costumo comprar em um sacolão de confiança aquelas que já vêm descascadas e ficam na água, pois são mais frescas
  • 1 cenoura grande
    • desta vez usei cenoura e vagem, mas os ingredientes que acompanham a mandioca podem variar ao seu critério
  • 12 vagens
  • 2 tomates
  • 1 alho poró
  • 1 cebola grande
  • Cebolinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Açafrão
    • apenas se quiser, para dar aquela corzinha que eu não sei qual é por ser daltônico.
  • Queijo parmesão ralado para acompanhar
    • fala sério! Aonde vão chegar o preço das coisas! Essas altas não têm fim! Gosto de comprar o parmesão para ralar em casa e geralmente, em um passado não muito distante, compensava muito mais em pedaços do que os de pacotinho, além de serem melhores. Ultimamente comprar parmesão (e qualquer outra coisa!) é coisa séria, difícil encontrar preços abaixo de R$ 90,00 o quilo.

-------------------------------

-------------------------------


Modo de Preparo

    Primeiramente pique a mandioca em pedaços pequenos. Como eu costumo comprá-las descascadas, passo o descascador para tirar a camada superficial das mandiocas antes de picá-las. Também é interessante que, antes de picá-las, corte-as ao meio e retire aquele fiapo duro, pois não desmancha. Essa parte de cortar em pedaços é a mais demorada, perdendo apenas para o tempo cozimento se a mandioca não for das macias.
    Eu costumo fazer na panela de pressão elétrica, mas nada impede que seja feita na tradicional. Rale a cebola e fatie o alho poró bem fininho. Coloque toda a cebola e metade do alho poró. Reserve a outra metade. Refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Depois disso, acrescente os tomates descascados e picados. Acrescente a mandioca e coloque na pressão. Em relação ao tempo de cozimento, vai depender muito da mandioca. Quando eu tenho sorte, quinze minutos são suficientes, quando tenho azar, trinta minutos são insuficientes. Nesse caso, o ideal é ir abrindo a panela de tempos em tempos para conferir a textura, que também vai depender do seu gosto. Eu, particularmente, não gosto de bater no liquidificador, nem de amassar, gosto que ela fique derretendo. Quando achar que está na textura ideal, parta para os próximos passos.
    Ainda na panela de pressão, acrescente as vagens e a cenoura cortadas da maneira que achar melhor, acerte o sal e volte à pressão por aproximadamente cinco minutos. Assim que tirar a pressão, acrescente o restante do alho poró e misture bem.
    Transfira tudo para uma tigela bem bonita, jogue a cebolinha picada por cima e sirva com o queijo parmesão ralado. Claro que uma torrada para acompanhar cai muito bem. Confira uma receitinha bem simples de torrada caseira, clicando aqui.
    Curta o frio!




Comentários